Izadora Laforet's profile

Cartões Postais | A "beleza" segundo Aristóteles e Kant

Projeto desenvolvido para a disciplina de Estética no 5º semestre do curso técnico em Design Gráfico do Instituto Federal Sul-rio-grandense.

A proposta consistia na criação de dois postais, utilizando colagem ou assemblage, que traduzissem visualmente o conceito de belo para os filósofos Aristóteles e Immanuel Kant, escolhendo um dos temas (tempo, urbe, materialidade e isolamento) para os dois cartões. Para esse trabalho, o tema escolhido foi o Tempo.
Segundo Aristóteles, a beleza existe na proporção das partes. Por isso, seu ponto de vista tem o equilíbrio como um elemento principal.

No projeto, tentei traduzir o pensamento do filósofo através do uso de simetria e equilíbrio de pesos dentro da imagem, também procurei não abrir muita margem para outras possíveis interpretações além da temática, quis que minha proposta fosse objetiva e clara, por isso, utilizei símbolos já muito associados a palavra "tempo", como relógios e uma ampulheta.

Finalizando a justificativa deste postal, também representei a figura de Aristóteles aprisionada dentro da ampulheta como uma maneira de expressar minha opinião sobre o pensamento do filósofo, que enxergo como fechada e limitante do que pode ser considerado como "belo".
Segundo Kant, a beleza é a satisfação equilibrada pelo juízo de gosto. Por isso, seu ponto de vista tem o como um elemento principal.

A escolha de usar comidas mofadas foi feita para representar a passagem do tempo por um caminho diferente do convencional. Além disso, acredito que a visão de Kant sobre a beleza foi um dos primeiros passos para que começássemos a entender que a beleza não é sempre esteticamente bela, de fato.
Obrigada pela atenção!

por Izadora Laforet | @izalaforet
Estudante de Design Gráfico
Cartões Postais | A "beleza" segundo Aristóteles e Kant
Published:

Owner

Cartões Postais | A "beleza" segundo Aristóteles e Kant

Published: